Contas Premium

Artefatos antigos

PRA QUEM GOSTA DE ARQUEOLOGIA



1- MOEDA GREGA DE PRATA

Na Antiguidade, as compras eram feitas com barras de ferro ou lingotes de bronze. Mas, com o aumento do comércio, tornou-se necessária a criação de um novo sistema que facilitasse os negócios. Foi aí que surgiu a idéia de usar um disco de metal precioso, com peso determinado, para fazer as trocas. No fim do século 7 antes de Cristo, os gregos aprenderam a técnica de cunhagem e passaram a fabricar suas moedas. Muitas traziam estampadas em suas faces imagens de personalidades, da fauna, da flora, de lendas ou de deuses.

2- LÂMPADA

Esta lâmpada de terracota pertence ao século 4 ou 5 depois de Cristo. Era usada para iluminar as casas. Para isso colocava-se óleo dentro dela e depois acendia-se uma chama no bico. Os utensílios usados pelos bizantinos eram normalmente feitos de cerâmica ou bronze e muitos eram cuidadosamente decorados, como esta lâmpada na imagem acima, que tem corações em relevo.

3- ESCARAVELHO

  Os antigos egípicios acreditavam que o Sol era um deus que podia assumir várias formas. No amanhecer, por exemplo, ele era representado como um escaravelho. Isso porque, segundo a mitologia, um gigantesco besouro desse tipo tinha criado o astro e o feito rolar pelo céu acima do horizonte. Para trazer boa sorte e proteção, a imagem do escaravelho era usada em jóias, amuletos e pinturas.

4-  AMULETO DE THOTH

Este amuleto provavelmente pertenceu a um dos escribas do antigo Egito. Eles eram pessoas importante porque estavam entre os poucos que sabiam ler e escrever. O protetor dos escribas era Thoth, o deus da sabedoria e da escrita. Ele costumava ser representado como um pássaro íbis ou um babuíno, ás vezes carregando caneta e paleta de tintas, instrumentos de trabalho dos escribas.
by: Leandro de Sousa
THE FRIEND'S

Rainha dos Downloads





Excêntrica e criativa, Lady Gaga é a queridinha dos internautas. Ela acaba de ser eleita a rainha dos downloads pela Official Charts Company, empresa que vistoria a quantidade de vezes que uma música é baixada na rede. O rit Poker Face foi eleito o mais baixado com um recorde de 779 mil downloads pagos! (tah podendo em ). Outro sucesso da cantora, Just Dance ficou em terceiro lugar, com 700 mil downloads. " Amo meus fãs eternamente. Vou continuar a viver, respirar, sangrar e amar a música e a moda por eles ", declarou Lady Gaga - que vem ao Brasil em novembro - ao saber do prêmio.
by: Leandro de Sousa
THE FRIEND'S